Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

Grécia • Ilhas Gregas

Patmos
Foto: Patmos - Mosteiro de São João

Parte da tarde – Patmos

Desembarcamos em Skala, porto e principal cidade da ilha, e logo simpatizei com o lugar: lojinhas de suvenires, uma sorveteria e ao longo da baía construções brancas. Achei fotográficos alguns coqueiros cujos troncos pareciam enormes abacaxis. Pouco nos demoramos em Skala pois havia duas atrações importantes para serem visitadas.  
 Patmos é conhecida como a “Jerusálem do Mar Egeu” e tem sido um lugar de peregrinação desde que o mundo cristão tomou conhecimento de que o apóstolo João aí foi exilado e recebeu a revelação para ditar ao seu díscipulo Próchoros o Livro do Apocalipse.
Primeiro visitamos a caverna onde se acredita que João viveu. Há pinturas murais do século XII e ícones de 1596, tudo muito bem conservado. Diz-se que São João ouviu a voz de Deus vinda de uma fenda na rocha, visível ainda hoje. Sente-se um ar místico envolvendo a pequena gruta e a atitude dos visitantes, católicos ou não, é de respeito.
Voltamos ao porto e alugamos um táxi para a segunda visita, ao Mosteiro de São João, que fica situado na parte mais alta de Chora, um labirinto de ruelas estreitas com casinhas brancas, mosteiros e capelas. Cometemos um erro, não sabíamos o horário em que o mosteiro está aberto e depois de galgar, com dificuldade, as ruelas tivemos a decepção de encontrá-lo fechado. Sabia que o mosteiro, além de sua impressionante arquitetura, possui um rico acervo de tesouros religiosos e fiquei inconformada. Além do que minhas pernas começaram a reclamar, pois subimos duas vezes, com a esperança de conseguir entrar.

Nessa passagem tão rápida pelas ilhas é importante ter informações prévias sobre os lugares a serem visitados. Há excursões organizadas pelo navio, mas nem sempre vale a pena contratá-las. São muito caras e às vezes não correspondem à expectativa. Com um bom planejamento é possível se fazer por conta própria as visitas, alugando um carro ou um táxi.

Copyright © 2007 • Myrthes Lima • Todos os direitos reservados • Dicas Culturais RioNossaDica