Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

Kusadasi

KUSADASI
Foto: Kusadasi

30/05 – terça-feira
Parte da manhã

Kusadasi é um popular balneário turco. Não tem nem o charme nem a beleza das ilhas que visitamos, mas tem grande valor histórico por ser a porta de entrada para o importante sítio de escavação de Éfeso. Foi nosso primeiro contato com os vestígios das grandes civilizações que floresciam nessa região.
Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. No final do século I d.C. era a quarta maior cidade do Império Romano e se tornou o centro administrativo da província da Ásia.
Também em Éfeso surgiram as condições para uma mudança fundamental no pensamento do Ocidente, durante os séculos VII e VI a.C. Éfeso e Mileto, também na Ásia Menor, foram berços da filosofia.
Quedei-me embasbacada na frente do imenso teatro, que acomodava 24 000 pessoas sentadas, e fiquei impressionada com a imponência da biblioteca, cuja fachada se encontra em muito bom estado de conservação. Andamos por entre as ruínas, fotografando aqui e ali, e tentando imaginar como viviam os antigos habitantes da cidade. Este sítio arqueológico fica bem distante do porto e atravessamos uma boa parte da região para chegar lá. Apesar da simplicidade, admirei o interior bastante verde e todo plantado com árvores frutíferas: laranjais, pessegueiros e oliveiras. Achei muito válida nossa visita a Kusadasi.

Copyright © 2007 • Myrthes Lima • Todos os direitos reservados • Dicas Culturais RioNossaDica