Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017

Istambul - A geografia

Foto: Istambul

A geografia – Istambul se estende pelos dois lados do Bósforo, o estreito que faz a ligação entre o Mar Negro e o Mar de Mármara, e que separa a Ásia da Europa. A cidade fica assim dividida em duas partes: o lado europeu e o lado asiático. O lado europeu é o centro de comércio e negócios e o lado asiático é mais uma área residencial. A maioria da população vive no lado asiático e trabalha no lado europeu. Há várias pontes e um serviço de ferry-boats fazendo a ligação.
A Cidade Velha, que é a antiga Constantinopla, fica no centro da Península Histórica, no lado europeu. Aí se encontram os monumentos mais importantes de Istambul.

As duas mesquitas mais famosas são Santa Sofia e Mesquita Azul, mas há muitas outras e uma característica da cidade são os minaretes. Foram esses minaretes que me fascinaram, declarando a todo o momento que me encontrava num país do Oriente.
Oficialmente, Istambul tem 10 milhões de habitantes. No entanto, há um acréscimo de 2 ou 3 milhões devido à contínua imigração das áreas rurais. A gente sente que é uma cidade bastante populosa e o trânsito é um caos. Notamos que nem sempre os sinais de trânsito são respeitados e participamos de vários congestionamentos. No entanto, não vimos nem sentimos nem um sinal de violência.

Bizâncio, Constantinopla, Istambul, três palavras sonoras. Todas as três se referem a esta cidade que visitamos. Qual a diferença? Precisei fazer pesquisa sobre a história da Turquia para entender melhor.

Copyright © 2007 • Myrthes Lima • Todos os direitos reservados • Dicas Culturais RioNossaDica